Image Map

19/07/2015

"O Rapaz do Pijama às Riscas" - John Boyne

 

















Acabei de ler o livro "O rapaz do pijama às riscas" dia 28 do mês passado. Em algumas partes do livro emocionei-me, é um livro que recomendo ler. Este é um dos poucos livros que não é meu e desde já quero agradecer à Daniela que me o emprestou.

   O rapaz do pijama às ricas é um livro que fala de uma época complicada em que os judeus eram levados para campos de concentração, e maior parte  dos judeus acabavam por morrer lá. Basicamente o livro fala da amizade e do não-racismo entre religiões.
   Bruno era uma criança de 9 anos que vivia em Berlim na sua confortável mansão com a sua irmã Gratel  à qual ele chamava de "Caso perdido", sua mãe e seu pai que era comandante. Lá em Berlim Bruno tinha 3 melhores amigos, o Daniel, o Karl e o Martin, mas houve um dia em que Bruno e a sua família viram-se obrigados a mudar de cidade devido ao emprego do pai, mudaram-se para Acho-Vil, ele não foi muito contente e, quando lá chegou ainda mais descontente ficou pois a sua nova casa só tinha 3  andares que, ao contrário da outra tinha 5. Mas não foi só esse o motivo de ele não gostar da sua nova casa, da sua nova cidade, mas também  na nova cidade não havia crianças com quem poderia brincar.
   À frente da janela do seu quarto, Bruno tinha um campo de concentração, mas ele não sabia o que era.
  Bruno adorava explorar então decidiu  ir até à vedação, mas quando já chegou surpreendeu-se pois viu Shmuel uma criança muito magra e pálida, por incrível que pareça ambos têm a mesma idade e nasceram no mesmo dia e mês!
   Durante 1 ano a família de Bruno esteve em Acho-Vil, e durante esse ano Bruno viveu vários tipos de episódios, uns mais divertidos outros menos. Todas as tardes Bruno ia até à vedação ter com Shmuel, sempre á mesma hora.
   Quando Bruno finalmente gostava de Acho-Vil recebeu a notícia que ele a mãe e Gretel iam voltar a Berlim, para ele foi muito difícil dar a notícia ao seu novo melhor amigo, mas lá arranjou coragem e contou-lhe.
   Mas Bruno quis fazer uma última aventura, decidiu passar a vedação... Shmuel de-lhe um pijama às  riscas, e ele assim passou para o outro lado.

    O que será que aconteceu para lá da vedação. Deixo-vos este bocadinho de mistério e esta vontade de ler o livro!!!!
"As barreiras podem dividir-nos mas a esperança irá unir-nos"

  Sim sem duvida eu adorei este livro, ele fez-me perceber que nem todos podemos correr, saltar, brincar... e que deve fazer os possíveis para  que essas pequenas coisas fiquem registadas na nossa mente.  Em algumas partes do livro emocionei-me. Mas este livro também me fez pensar como é que só por causa da religião se pode ser tão mau tão insensível, ainda bem que todas estas guerras entre religiões acabaram (não estão 100% extintas eu sei, mas já não há campos de concentração activos).







Sem comentários:

Enviar um comentário